TIPOS DE PISCINAS

A construção de piscinas deve ser estudada caso a caso, pois depende de inúmeros fatores tais como: capacidade de suporte do terreno, dimensões,tipos de materiais a serem empregados, tipo de acabamento etc., que envolvem cuidados especiais, para evitar problemas futuros.

É impossível a apresentação de um projeto padrão, sendo recomendável procurar um profissional especializado no assunto.    

Piscina de Alvenaria Estrutural  

 

 A piscina de alvenaria é construída com blocos estrutural, pilarete e cinta de amarração para dar  resistência. O fundo é feito com concreto. Este tipo de construção exige uma impermeabilização antes da aplicação do azulejo ou pastilha. A ilustração mostra apenas a estrutura da piscina, sem fundações, mas é bom lembrar que, dependendo do terreno, ela é necessária. No litoral e em áreas ribeirinhas, é preciso construir uma laje de fundo maior do que o fundo da piscina, para suportar a pressão do lençol freático, que é alto nessas regiões.

Piscina de Concreto Armado

 

 O concreto armado requer mão-de-obra especializada: um marceneiro para fazer a fôrma de madeira, um bom ferreiro para executar corretamente as ferragens, além de pedreiro e serventes. Assim como a piscina de alvenaria estrutural, precisa de impermeabilização antes da pintura (com epóxi ou borracha clorada) ou do assentamento de azulejos.

 

Piscina de Fibra de Vidro 

 A piscina de fibra de vidro, como a de vinil, tem a vantagem da rapidez de instalação. Cada revendedor tem um sistema de instalação. Há aqueles que executam uma obra reforçada: além do fundo de concreto, fazem uma parede de contenção. Alguns fazem o fundo com concreto, colocam a piscina e preenchem os espaços laterais com terra ou areia,  dependendo do tipo de terreno e do fabricante. A casa de máquinas podem ser de fibra (geralmente pequena) ou construída com alvenaria.

 

Piscina de Vinil

Normalmente estas piscinas são construída com blocos e laje no fundo.  Os dispositivos de retornos, ralo de  fundo e aspiração possuem flange especiais para instalação do vinil. As paredes internas  recebem um acabamento de cimento fino e na parte superior é colocado o perfil onde é encaixado o bolsão de vinil fabricado na medida correta da alvenaria. A instalação fica perfeita com a total aderência do bolsão após o completo enchimento com água.

 

Atenção aos preços

Os custos variam de acordo com o serviço prestado pelas construtoras e pelos revendedores. Antes de fechar negócio, peça para que todos os itens incluídos seja especificado — normalmente, os materiais de construção e os de elétrica e hidráulica ficam de fora. Outro ponto importante é o frete, não incluso nos preços. Isso significa que, quanto mais longe você estiver da empresa, mais cara será a piscina.